segunda-feira, 9 de março de 2009

Sociologia geral e aplicada


Todas as preocupações humanas sintetizam-se na busca de solução para os problemas sociais. Nessa procura, o homem foi descobrindo formas de satisfação individual e grupal.

Se a satisfação constituiu uma realidade, os grupos mantiveram estabilidade que conciliava acomodação do conflito com satisfação. Elemento importante na solução – ou só no equacionamento dos problemas – sempre foi o bem encontrado ou projetado para sua consecução no futuro. O fato e a utopia inter-relacionam-se na história e respondem pela estabilidade e pela mudança como características da sociedade.

A história registra que, na impossibilidade de vislumbrar uma solução – mesmo projetando-a -, não raro transferia-se a responsabilidade para o desconhecido. Compondo uma ritualização, os intermediários entre os homens e o desconhecido desfrutavam de um status privilegiado.

Com o conhecimento o homem foi descobrindo e explicando a natureza, passando da preponderância do controle mágico-religioso para o controle racional.

Os primeiros filósofos buscaram um tratamento racional da natureza tomada no seu conjunto, deparando com o problema fundamental: conciliar estabilidade e mudança.

Duas respostas principais estruturaram-se, atravessando a história desde o classicismo grego até nossos dias: idealismo e realismo.

Essas duas escolas receberam – e continuam recebendo – denominações variadas, mas mantém-se como referenciais para a filosofia contemporânea e para as ciências.

A Sociologia tem suas origens na Filosofia, vindo a definir-se como ciência graças à convergência de fatores históricos, socioculturais e intelectuais.

Os pioneiros objetivavam descobrir leis da evolução social. Já no século XX, num primeiro momento, os trabalhos se voltavam para o estudo da sociedade global. Entretanto, se esses esforços definiram a Sociologia como ciência autônoma, com o estudo dos pequenos grupos seu desenvolvimento concretizou-se. A preocupação atual retorna ao estudo da sociedade total na dimensão globalizada.

As ciências sociais todas são concitadas a um trabalho conjunto para a atualização das teorias e visando a uma intervenção racional eficiente na realidade social.

Um comentário:

  1. oi , eu queria saber se tem como vc me explicar o que é na verdade a sociologia geral .
    o meu professor mando um trabalho e na internet nao se fala direito sobre isso , se voce puder q quiser me ajudar ...
    responde nesse e-mail .. loreninha_cnv@hotmail.com

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin