sábado, 14 de março de 2009

Propostas teóricas e metodológicas na Sociologia

A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos ao nosso redor, o mundo é um “burburinho” de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada através da atividade dupla de teoria e de pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicitar como o mundo social funciona; a metodologia é o nosso modo de conduzir a pesquisa cuidadosamente para que ela possa nos ajudar a criar e testar teorias.


1- A ciência é o esforço sistemático para compreender o universo, partindo de idéias teóricas que receberam sólido apoio com pesquisas meticulosamente desenvolvidas.


2- A teoria é, definitivamente, o veículo para entender o universo, e revela duas características distintas: a) abstração e generalidade; e b) experimentação / empirismo. Acumula-se conhecimento quando as teorias abstratas são verificadas e confirmadas.


3- A teoria na sociologia não é tão bem desenvolvida como nas ciências naturais. Atualmente, quatro perspectivas teóricas genéricas orientam a teoria na sociologia: a) o funcionalismo, em que o interesse é compreender como os fenômenos sociais funcionam a fim de atender as necessidades do todo social no qual eles estão inseridos; b) teorias do conflito, em que a ênfase está nos efeitos de desigualdades que produzem conflito; c) o interacionismo, em que a atenção está voltada para o uso de gestos na comunicação face a face e adaptações de indivíduos um para com o outro; e d) o utilitarismo, em que a ênfase está no cálculo de custos-benefícios na busca de objetivos.


4- Os dados no mundo empírico são coletados sistematicamente de acordo com os dogmas do método científico. Esses dogmas incluem: a) estabelecer uma problemática de pesquisa; b) formular uma hipótese; c) coletar dados ou promover experimentos, entrevistas e questionários, observações ou levantamento histórico; d) analisar os dados; e e) tirar conclusões com respeito à validade da teoria, pesquisa exploratória, ou interesse particulares de um cliente.


5- O acumulo de conhecimento sociológico será usado para construir e reconstruir as relações sociais. Tais esforços não são obrigatoriamente anti-humanistas; na verdade, eles podem ser feitos em nome do humanismo. Daí, a ciência e o humanismo não serem, por definição, contraditórios.


Um comentário:

Blog Widget by LinkWithin