domingo, 22 de março de 2009

População, Comunidade e Meio Ambiente

A população humana tem crescido em níveis alarmantes, forçando as pessoas a viver nas áreas e a sofrer as conseqüências da poluição. Provavelmente o perigo mais significante à nossas sobrevivência como espécie seja a superpopulação, porque, quanto mais pessoas, significa que os recursos são consumidos mais rapidamente, que as cidades se tornam lugares poluídos e perigosos, e que a doença e a fome se tornam uma condição de vida de grande parte da população mundial.


  1. O número de pessoas, sua distribuição e padrões de organização e seus efeitos no meio ambiente estão todos inter-relacionados e são tópicos importantes.

  1. A ciência da demografia é o estudo da população, seu tamanho e crescimento, suas características, e seus movimentos. De particular importância são os padrões de crescimento e o funcionamento da transição demográfica.

  1. A comunidade é a organização de pessoas para um espaço habitacional, e o processo comunitário mais importante é a urbanização ou o movimento de pessoas para um espaço habitacional concentrado. A suburbanização e a criação de regiões metropolitanas são asa manifestações mais recentes dos processos de urbanização.

  1. Os ecossistemas se formam a partir das relações entre formas de vida e matéria inorgânica, através de uma série de cadeias e fluxos. Padrões da organização humana atuais rompem esses processos que sustentam os recursos renováveis, dos quais dependem toda a vida do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin