quinta-feira, 12 de março de 2009

Entre “o choque do futuro” e “a terceira onda”...

por João Luís Almeida Machado


Para compreendermos com maior clareza esse basilar conceito da obra de Toffler, nada melhor do que ler as palavras ditas pelo sábio norte-americano em sua passagem pelo nosso país, dentre as quais destaco a seqüência abaixo:
"Quando você depende de uma linha de montagem que é a idéia da indústria, a pontualidade é muito importante. O mundo industrial inventou o relógio de pulso. Todos precisavam estar sincronizados. No campo, se o sujeito chega às 7 horas para plantar, ou se chega às 8 horas, faz pouca diferença. Na linha de montagem, em que um aperta o parafuso que o anterior encaixou, precisam todos estar ao mesmo tempo no mesmo local. Hoje, mais que o horário das 9 às 5, o importante é a produtividade".
Estamos, portanto, dentro do que Toffler chamou de Terceira Onda...
E que motivos nos levam a destacar Toffler e suas obras? Com o intuito de motivar sua leitura e conseqüente reflexão e melhor compreensão do mundo em que vivemos... E é justamente nesse ponto que queremos chegar, ou seja, na capacidade mais do que necessária de entender a nossa existência e fazer valer a nossa passagem por essa Terra, sem em nenhum momento sucumbir à alienação a que muitas vezes estamos submetidos... Leia Toffler, não há arrependimento e tampouco volta... É uma autêntica pílula vermelha em nossos caminhos!

*João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1176

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin