sábado, 4 de abril de 2009

O jogo de poker


traduzido por Inês Rato

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A distância mais curta não é sempre uma linha recta
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Como é que um jogo de poker pode ser usado como uma metáfora para explicar a perspectiva sociológica. É eficaz?

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A perspectiva sociológica é talvez o conceito mais importante que a sociologia tem para oferecer, e é a base sobre a qual todos os tópicos são discutidos aqui.

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Enquanto estava a tentar explicá-la, ocorreu-me a ideia de usar uma metáfora. Uma metáfora pode ser útil para explicar um conceito novo, baseando-o em conceitos já conhecidos. Como uma fábula –– uma história que é usada do mesmo modo –– uma metáfora não é para ser levada literalmente mas como a ilustração de um princípio.

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Eu sugeri que vocês imaginassem a imagem de um jogo de poker na vossa cabeça.

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Do ponto de vista (perspectiva) dos jogadores, eles podem ver a competição entre eles e os outros.

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Podem ver a competição como objectivo no seu jogo. Eles jogam para ganhar, e mantêm esse objectivo em mente quando fazem as suas jogadas.

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Do nosso ponto de vista, fora do jogo, pode ser mais fácil para nós ver alguma da cooperação e valores partilhados do jogo.

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Eles têm de acordar sobre o significado e valor das suas cartas e das suas jogadas durante o jogo.

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O que é importante para nós na aula é que é a diferença na perspectiva entre nós e os jogadores, quer demos ênfase à competição ou também reconheçamos a cooperação.

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Margaret Thatcher, antiga Primeiro-Ministro britânica, tipificou a perspectiva atomística quando ela disse "Não existe uma sociedade; apenas existem indivíduos." Ela era uma jogadora, não uma observadora.

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Alguns alunos identificaram as cadeiras e a mesa como pertencendo à dimensão tecnológica (mesmo também as batatas fritas e a cerveja), e as regras do jogo como pertencendo à dimensão dos valores. Embora eu não estivesse à espera, estas foram contribuições valiosas.

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No nível mais simples, acredito que a metáfora foi útil como uma primeira lição. O perigo, como com todas as metáforas, é que os alunos principiantes possam apreender tudo de forma demasiado literal.

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Talvez, também, eles possam assumir que estejamos a tentar dizer que a vida, e viver em sociedade, é apenas um jogo, i.e. não é séria.

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Porém, a vida é séria e a sociedade não é apenas um jogo, embora nós possamos utilizar a terminologia do jogo (mais tarde, também de representação de papéis) quando tentamos explicar a sociedade como algo mais que uma mera colecção de indivíduos.

Fonte: http://www.scn.org/mpfc/modules/per-pokp.htm

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