Um cartaz publicitário [...] estampa apenas a imagem de um par de olhos em que dois cifrões tomaram o lugar das pupilas.
Quer dizer: o único objeto visível para esses olhos é o valor, porque os próprios olhos transformaram-se em valor; olhar só pode ser, então, avaliar e valorizar.
No capitalismo, olhar é calcular o que se vê, operação que não tem sentido senão o de adicionar novas quantidades abstratas a outras quantidades abstratas.
A seu modo, o cartaz publicitário é, portanto, extremamente realista, pois mostra a realidade do capitalismo – um processo em que a visão vê o que deve ser visto: a destruição de todos os códigos, de todos os territórios, de todos os sentidos, e a realização do valor.Laymert Garcia dos Santos - Cientista Social e Professor da Unicamp
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1290
legallllllllll
ResponderExcluirmuito interessanteeeee ajudou muito na minha palestra....obrigada.<3
ResponderExcluirMuito interessante porque diz sobre o que faz a pessoa comprar uma coisa e os olhos a grande vontade de adquirir aquilo como se estivesse precisando e como se nao vivesse sem aquilo isso faz com que a pessoa se descontrole e compre o produto que nao tem necessidade nenhuma de uso.
ResponderExcluirPara alguns o valor importa muito e nao o produto mas a verdade e que devemos avaliar bem antes de fazer qualquer coisa.