segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Educação para a Democracia

O legislador grego Clístenes instaurou institucionalmente a democracia em Atenas, há 2.511 anos. Os cidadãos - adultos masculinos nascidos em Atenas - passaram a decidir os destinos da pólis na ágora, a praça pública.

Era a chamada democracia directa. Demokratia: os cidadãos (demos) detinham o poder político (kratos) do Estado. No seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio, Péricles a definiu: "o regime ateniense chama-se democracia, pois o governo do Estado não está nas mãos de poucos, mas de muitos".

Hoje, uma das definições de democracia mais usadas diz que "é a forma de governo baseada na soberania popular e na distribuição equitativa do poder".

Em 25 séculos, desde que foi criada, a democracia floresceu, nos seus primeiros tempos, entre os gregos e, nos dois últimos séculos, sobretudo na Europa e na América do Norte.

Entretanto, nos nossos dias, um exame panorâmico pode facilmente revelar que apenas 1/5 dos mais de 6 biliões de habitantes da Terra vive em países que podem ser considerados democráticos, os quais somam apenas 80 dos cerca de 200 Estados-Nações.

Mas, mesmo com essa realidade numérica, podemos dizer que tal regime é, hoje, mais popular entre os povos do mundo do que jamais o foi no passado. Isso porque o consideramos como o melhor dos regimes políticos.

[…]Outra constatação que facilmente se pode fazer é o que chamaríamos de "democracia de mão única", em que as pessoas esperam, cobram e criticam medidas e soluções, mas não fazem a sua parte. É aí que entra a responsabilidade de cada cidadão. Devemos esforçar-nos para fortalecer e aprimorar a democracia.

A prática democrática é importante, mas é fundamental que seja precedida e acompanhada da educação para a democracia, algo bem mais importante e profundo do que a instrução cívica ou de política geral.

A educação para a democracia nunca se fará por imposição, como doutrina oficial ou nacional, mas como uma oportunidade primeira de prática da liberdade individual.

A educação para a democracia requer basicamente: formação intelectual, informação, educação moral e consciência ética, e educação do comportamento.

O moderno cidadão do mundo precisa aprender a fazer escolhas conscientemente para tomar decisões, libertando-se da propaganda dominadora e do marketing impositivo. Isso requer formação intelectual e uma cultura mais evoluída.

Educação moral e consciência ética requerem razão e sentimentos e, portanto, estratégias especiais adquiridas através da educação para a democracia. A moral e a ética que se ensinam precisam de ser as que realmente se praticam.

Quanto ao comportamento, é importante que os cidadãos cultivem hábitos de tolerância, de cooperação e solidariedade, respeito ao bem público, aos direitos humanos e à vontade da maioria, entre outros comportamentos.

Não pode haver democracia sem a formação apropriada dos cidadãos para exercê-la, sem que esses compreendam - mesmo quando estão na oposição - que são parceiros de um co-empreendimento governamental.

Há um processo histórico - que ocorre em sedimentações sucessivas - a ser vivido com a participação de cada cidadão por toda a sua vida.

Como uma fruta que, para chegar ao seu melhor sabor, precisa de amadurecer, a democracia também precisa de tempo para amadurecimento. E esse só pode ser acelerado pela educação para a democracia, que evolui com o processo histórico.

Educadores que forem formados hoje para a EPD também passarão, certamente, por um processo transformador que deverá levá-los a aprimorar-se na dinâmica democrática.

Mas é preciso que o poder público e a sociedade se organizem e empreguem esforços especiais em Educação para a Democracia para que a democracia seja fortalecida e aprimorada, de modo que os seus momentos altos não se reduzam miseravelmente a apertar botões de moderníssimas máquinas de votar.


Lauro Morhy (reitor da Universidade de Brasília) in:http://www.ufmg.br/boletim/bol1409/segunda.shtml


Atividades:

1 - A partir dos dados apresentados no texto, defina e caracterize a democracia.

2 - Em que medida a educação para a democracia é importante? Responda a questão, indicando 3 medidas que, na sua opinião, poderiam ser importantes no que respeita à educação para a democracia no nosso país.

3 - Comente a seguinte afirmação do texto: "A moral e a ética que se ensinam precisam de ser as que realmente se praticam."


Fonte: http://www.espanto.info/f10ner/f23.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin