sábado, 22 de agosto de 2009

Que tempo vivemos?, por Maria Cecília Medeiros de Farias Kother*


Vivemos em um tempo que exige reflexões profundas que nos conduzam a posições que ainda não estão bem definidas e justamente por assim não estarem é que elas nos impelem a refletir e a tomá-las.

Mundo diferente, pessoas diferentes. Nesta conexão interativa homem/mundo, é que se estabelecem os resultados que aí estão.

Numa ligeira análise, vê-se que estamos em um mundo movido a crises. A crise econômica que arrebata finanças e produz desempregos nos deixa em estado de alerta. A crise ambiental que atinge o equilíbrio do ecossistema, com chuvas, enxurradas, tremores de terra, mares agitados, raios, secas, frio exagerado, leva medo às pessoas. A crise política que assola vários países, incluindo os nossos vizinhos, ocasiona insegurança e incompreensão. A crise da saúde, pela pandemia da gripe A (H1N1), que vem abalando o mundo e avançando sorrateiramente, deixa a todos preocupados.

Nesse rol de crises que são visíveis e objetivas, está inserida uma crise que se traduz na escassez de valores, como está se evidenciando nos comportamentos e atitudes das pessoas. É o caso, por exemplo, da própria vida como valor maior da pessoa, que está ameaçada pela disseminação do crack, pelo trânsito desorientado e descuidado e pelo mundo do crime.

O respeito como valor entre os indivíduos está se evaporando nas ações e nas relações interpessoais. A honestidade, premissa importante no ser e no fazer, está passando por um processo de elasticidade, chegando próxima ao rompimento e, pela confusão que imprime pelo exemplo, tornando confusos os limites entre ela e a desonestidade. Nesse enfoque, esta passa a ser rotulada como “esperteza”, isto é, “esperto” é quem pratica a desonestidade e busca transformar o seu aspecto negativo em positivo.

A crise da verdade como limite entre o que é certo e o que é errado, levada pelos múltiplos interesses que a deixam de lado e exercitam o seu contrário, a mentira, na busca de vantagens próprias, acarreta as mais variadas situações. Essa é uma crise na qual os indivíduos, mesmo quando flagrados, negam seus comportamentos de desonestidade no falar e no fazer e ainda são premiados com a indulgência da impunibilidade.

Erros graves na sociedade, no mundo econômico e no mundo da política são impingidos como se eles não tivessem ocorrido. Como não existiam e para assim serem vistos, esses erros são empurrados por forças explicáveis, mas inexplicáveis por não se justificarem.

Por certo, é de se admitir também que, mesmo dentro desse redemoinho de crises, ainda existem pessoas boas e responsáveis que, embora chocadas, têm o compromisso de refletir e pensar em mudanças.

Sabemos que depois de uma crise vêm situações melhores, mas, embora isso possa ser verdade, é grande também o número de crises que estão se sobrepondo em nossas vidas. Portanto, é importante refletirmos e pensarmos que poderemos encerrar esse período e que um novo tempo se iniciará. Como será esse novo período, que tipo de pessoas seremos e que estilo de vida levaremos são questões que serão resolvidas no seu devido tempo, mas que não podem passar despercebidas e sem a nossa interferência, pois, como diz Ortega y Gasset, “o homem é ele e suas circunstâncias”.

*Diretora do Instituto MC Educação Social


Fonte: Jornal Zero Hora - Nº16069 - 21 de Agosto de 2009.

Imagem: Google

3 comentários:

  1. OI, MARISE!!!
    TENHA UMA OTIMA SEMANA.
    "DENTRO DE CADA UM DE NÓS OCULTA-SE UMA LINDA SINFONIA REGIDA PELA MÃO DE DEUS, NUNCA ESTAMOS SÓS, É NO SILENCIO QUE OUVIMOS MARAVILHAS."
    BEIJOS
    ÂNGELA

    ResponderExcluir
  2. Temos hoje no Brasil,só para ficar no contexto da nossa realidade, problema seríssimo que é o de termos na Pesidência da República um homem totalmente despreparado para o cargo que exerce e isso é terrível porque daí surge cultura por demais perversa que é a cultura da mentira, da vulgarização de valores essenciais à sustentação de um convivio respaldado pelo que há de sensato e pertinente ao que podemos conceituar de civilizado. Um Presidente que sequer respeita a língua pátria do seu País não tem como estar num cargo que é referência forte demais para ser tratado de qualquer maneira. Este para mim é o grande problema hoje vivido pelo Brasil que, como de resto, convive com as crises esparrzamadas mundo afora. Mas temos hoje no Brasil uma realidade política por demais preocupante.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria Cecíla.
    Conseguimos "espaço" no Portal Luis Nassif
    www.luisnassif.com/profile/DecioLuizMendes
    Temos algo pertinente a transmitir ( Cosmologia, concepção do "logos" uma ponte entre a Ciência e a Religião - modelo simplificado de sistema econômico - dá lugar a uma conversão da famosa tese de Ortega Y...,etc...).
    Aguardamos a sua visita.
    Faça o seu comentário.
    Desde Já agradecemos.
    A propósito, Ciência, para nós, é tentativa para se dar ao Universo uma explicação consistente.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin