sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O “não” como regra, por Leandro Molina*


Há dias, uma pergunta atormenta a sociedade. Quais são os limites do ser humano para atingir seus objetivos na vida? Ainda é possível falarmos em ética, honestidade e humildade sem sermos considerados tolos?

Mas o que realmente assusta é o “não”. O caso de políticos recebendo dinheiro ou acertos de propina revela a facilidade de muitas pessoas levianas para dizer o não. Ao serem flagrados com dinheiro em pacotes, na cueca ou nas meias, políticos dizem em tom uníssono: “Não sei disso, não tenho envolvimento”.

O “não” é mais que uma negação. É o pseudoargumento de quem não tem argumento. É importante ressaltar que a sujeira não está escondida somente sob os tapetes em Brasília. Ela está presente no cotidiano das instituições, nas empresas e em nossas vidas. Quando um funcionário de uma empresa ou servidor de uma instituição pública usa métodos perversos para usufruir de algum benefício, seja financeiro ou na carreira, também está infringindo a ética que norteia a sociedade.

Nos processos mentais, independentemente dos instintos reprimidos do homem, sempre há causas para os pensamentos, sentimentos ou ações. Esse impulso que move de forma negativa e gera corrupção e desonestidade foge às leis do pensamento e à estrutura de personalidade dos cidadãos probos.

A tradição de corrupção está incutida em todas as sociedades. Não existe sociedade sem crime, sem violência e sem doença. O grande problema é quando conhecemos o crime e a doença e há conformação. Não é admissível que a desonestidade seja transformada em valor positivo. A educação seria um fator de extrema importância no combate a esse estado de leniência. Mas o ensino precisa ter capacidade para competir com as mais variadas formas de crime.

Cabe à sociedade o papel de decidir coletivamente os rumos do país. O cidadão está letárgico. Exemplos de crimes de “colarinho” e de mensaleiros geram uma divisão entre o mundo da nossa casa e o mundo da rua. O que acontece dentro de casa é nosso problema. O que acontece na rua é problema da rua. Esta divisão causa uma omissão do cidadão. Mas os cidadãos também têm responsabilidades.

A experiência democrática tem demonstrado que é preciso aprimorar as instituições de um país onde milhões de reais circulam por baixo do pano e a impunidade virou regra. O problema não é alheio. A isso acrescento uma frase do romancista francês Honoré de Balzac: “A resignação é um suicídio cotidiano”.

*Jornalista

Fonte: Jornal Zero Hora 
Imagem em: www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?ar.. 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, gostei dele.
    Aproveito para te convidar a veres o meu,

    http://www.devaneiosdevida.blogspot.com/ , é multemático, pois eu gosto de falar um pouco de tudo e aproveita e vê algumas imagens deste pequeno país mas grande na alma que é Portugal. E sempre podes tambémn deixar por lá um comentário.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga.
    Hoje uma dúvida me acompanha.
    Como aperfeiçoar as instituições se temos uma educação tão ruim.
    Se a cada semana recebemos uma overdose de programas, músicas, notícias, propagandas, que no geral nos tornam menos racionais?

    Sei que para quem trabalha com educação não é permitido perder a esperança, mas há momentos que as dúvidas são muitas.

    Semana de sonhos para ti.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia não tem limites para os seres humanos, bom isso é o que eles acham, as pessoas fazem de tudo e esquecem a honestidade e a humildade, saem acabando com tudo e com todos ,pensam que tudo gira ao seu redor, bom é claro que isso não é verdade pois temos que ter a consciência de que devemos agir e pensar de maneira que não prejudique ninguém!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin