sábado, 26 de dezembro de 2009

Bombou na década– Os virais que ninguém esquece

O sucesso dos vídeos na internet fez de anônimos celebridades e deixou famosos em situações embaraçosas. Fizemos uma retrospectiva com os vídeos que mais bombaram nos anos 00.

1. Mesmo tendo surgido em um programa de TV, Susan Boyle se tornou um símbolo das celebridades que devem mais à internet que à televisão. A escocesa de 48 anos impressionou a todos neste ano no Britain’s got talent, um show de calouros de sucesso no Reino Unido. O contraste entre sua aparência descuidada e sua voz poderosa a tornou um fenômeno instantâneo, com 100 milhões de visualizações na internet em apenas nove dias. No fim de novembro, ela lançou seu primeiro CD, que vendeu mais de 700 mil cópias na primeira semana.


2. À medida que o YouTube se popularizava, começavam a surgir os primeiros virais brasileiros. Em 2006, uma gravação de uma pessoa incapaz de articular a frase “O jardineiro é Jesus e as árvores somos nós” arrancou boas risadas. O protagonista era o empresário baiano José Maria Queiroz, que pretendia lançar um CD gospel.


3. Os vídeos de sexo caseiro já estão deixando de ser notícia, de tão comuns. Um dos primeiros a virar notícia planetária, em 2004, mostrava Paris Hilton, herdeira de uma rede de hotéis. Em vez de prejudicar a imagem da socialite, o vídeo só aumentou sua popularidade.
(Vamos ficar devendo porque as cenas são muito explícitas)


4. As paródias do filme A queda, de 2004, são o mais famoso exemplo de outra febre da web – as dublagens humorísticas de filmes. A cena em que um derrotado Hitler (o ator Bruno Ganz) discute estratégia com seus generais foi desvirtuada para falar de todo tipo de assunto – das derrotas de times de futebol à expulsão da estudante Geisy Arruda de uma universidade particular.


5. No vídeo que ficou conhecido como Sanduíche-íche, a nutricionista Ruth Lemos teve um ataque involuntário de gagueira durante uma entrevista à TV – um fone preso em seu ouvido a fazia ouvir a própria voz. O resultado foram frases hilariantes que todo internauta acabaria recebendo em sua caixa de e-mails.


6. “Eu fumo maconha há 30 anos, todos os dias, e não sou viciada.” A grande sacada do vídeo Tapa na pantera, produzido em 2006, foi o “documentário de ficção”. Ele catapultou a carreira da atriz Maria Alice Vergueiro.


7. Diet Coke com Mentos explode? A discussão surgiu na web em 2002, mas só bombou mesmo quando o site eepybird.com criou um vídeo que transforma a combinação explosiva numa fonte luminosa. A experiência foi repetida em dezenas de programas no mundo todo, sempre com grande sucesso.


8. Clássico dos virais caseiros, Charlie bit my finger (Charlie mordeu meu dedo) já ultrapassou 140 milhões de visualizações no YouTube. O vídeo mostra dois irmãos ingleses brincando, quando o mais novo, Charlie, de 1 ano, começa a morder o dedo do mais velho, de 3. Não parece interessante? Assista ao vídeo e você entenderá.


9. O vídeo da cantora Vanusa derrapando no Hino Nacional, numa cerimônia pública em 2009, foi o maior exemplo dos virais de famosos em situações embaraçosas. Seu maior “rival” talvez seja o apresentador de TV Fernando Vanucci, sob efeito de remédios, comemorando o pentacampeonato de futebol da Itália, em 2006.


10. Ronaldinho Gaúcho chutando quatro bolas seguidas na trave, em 2006, foi o mais famoso dos vídeos promocionais da década. A discussão sobre se o vídeo era autêntico ou uma montagem mobilizou o planeta por uma semana (era montagem). Tudo o que queria a empresa que patrocinava o jogador, então no auge.

Bruno Ferrari


Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin