Encerrando as comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, na Alemanha, um dominó gigante será derrubado nesta segunda-feira para simbolizar o momento vivido em 9 de novembro de 1989. Milhares de peças com 2,5 m de altura, pintadas por artistas e estudantes, cairão por uma distância de dois quilômetros.
Segundo a agência AFP , autoridades alemãs e estrangeiras irão discursar diante das estruturas organizadas no centro da capital. O ex-presidente polonês Lech Walesa, será o primeiro convidado a derrubar uma das peças. "Eu estou encarregado de fazê-lo, representando a Polônia, porque foi em 1980, em Gdansk, que o primeiro muro caiu", disse.
O ato solene será finalizado no Portão de Brandeburgo com a presença dos representantes das quatro potências aliadas ao término da Segunda Guerra Mundial. De acordo com a EFE , entre os convidados estão os presidentes da Rússia e França, Dmitri Medvedev e Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que está na cidade desde ontem.
O dominó lembrará o fim da divisão de Berlim, separada por 28 anos desde 1961, da Alemanha e da Europa.
Fonte: vc repórter
Marise,
ResponderExcluirAgradeço a informação deixada no «B-c». A fonte consultada (dois jornais portugueses) refere que Schabowski recebeu o comunicado e divulgou-o junto dos jornalistas na tarde de 9 de Outubro. Daí as comemorações realizadas hoje.
Ainda existem muitos muros destes que é urgente fazer cair... Infelizmente.
Abraço.
Oi Marize,
ResponderExcluirEu vi pelo noticiario ontem a derrubada simbólica dos dominós gigantes...é muito bom ser lembrada desses fatos , pois, fazem parte da história.
Como disse a amiga acima, ainda existem muitos muros que precisam ser derrubados...quem sabe um dia né?
Parabéns pelos posts e por nos ensinar tanto
Bjs e lindo dia pra você
Austeriana,
ResponderExcluirExistem muros em toda parte e nem percebemos, que os maiores muros são aqueles que construímos na nossa vida.
Abraços,
Marise.
Márcia,
ResponderExcluirParece que foi ontem ...ainda lembro da alegria, algo tão inesperado, mas que mudou o mundo.
E você tem razão existem tantos muros para derrubar. Temos que começar derrubando nossos próprios muros.
Um grande abraço,
Marise.