sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O absurdo do absurdo... que país é esse?

Conselho Nacional de Educação quer proibir livro de Lobato

O motivo seria o uso de termos considerados racistas usados pelo escritor Monteiro Lobato em Caçadas de Pedrinho.

Por Cristiane Rogerio

 Shutterstock
Ilustração de Fabiana Salomão para o livro Peter Pan, de Monteiro Lobato,
em edição da GloboLivros, e que faz parte dos 30 Melhores Livros Infantis 
do Ano de CRESCER

Um parecer do Conselho Nacional de Educação surpreendeu os leitores de Monteiro Lobato. O jornal Folha de S. Paulo divulgou hoje que o CNE quer vetar a utilização do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, na rede pública de ensino, por considerar que contém mensagens racistas. A orientação aguarda agora a homologação ou não do ministro da educação Fernando Haddad, o que, segundo sua assessoria, não tem prazo para acontecer.

“Negra de estimação”. É assim que Monteiro Lobato apresenta ao mundo Tia Nastácia, a senhora que mora no Sítio do Picapau Amarelo, responsável pelos quitutes mais incríveis e apetitosos e por tantas histórias do folclore brasileiro que povoam o imaginário daquela família e de todos os leitores de Lobato. Por toda a obra, ela é citada como “preta” ou termos do tipo e, no livro Caçadas, o trecho: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão” é o que mais incomoda o Conselho,de acordo com documento elaborado por causa de uma denúncia recebida na Secretaria de Promoção de Igualdade Racial.

Para a socióloga Lourdes Atié, socióloga, consultora e coordenadora pedagógica do Prêmio VivaLeitura, a resolução é mais uma atitude pelo politicamente correto. “É a mesma discussão com os que querem alterar a cantiga Atirei o Pau no Gato ou mudar o final da história de Chapeuzinho Vermelho. Ignoram que os textos de Lobato pertencem a um contexto histórico e devem ser valorizados por representarem a cultura brasileira. Lobato é nosso patrimônio, faz parte das nossas raízes”, afirma. Maria José Nóbrega, coordenadora do curso de pós-graduação em língua portuguesa do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, chama atenção não para as palavras usadas pelo escritor, mas do jeito que tanto Tia Nastácia como também Tio Barnabé eram tratados pelos moradores do Sítio. “São afetuosos e, acima de tudo, escutados. Isso é o que sempre mais me impressionou na obra: há uma interlocução, o negro tem voz e até mais do que hoje em tantas famílias. Podemos não mais chamar de “preto” ou “negro”, mas em muitos locais eles não são sequer escutados”, afirma. Márcia Camargos, que é escritora com pós-doutorado em história pela USP e especialista em Monteiro Lobato, concorda. “É negar o caráter educativo e pioneiro das histórias que trouxeram como uma das protagonistas Tia Nastácia, detentora do saber popular que aparece com destaque e voz própria ao longo das aventuras”, diz a consultora da GloboLivros, que atualmente publica toda a obra do escritor .

A preocupação com obras que incitem o preconceito pode até ser legítima em alguns casos, mas precisa de avaliação. Se o intuito for discutir os termos usados pelo autor, que praticamente criou a literatura infantil brasileira, isto pode acontecer com o texto em mãos. “Jamais uma obra como esta, um clássico, poderia ser proibida em qualquer lugar. Temos que continuar lendo Lobato, sempre. É possível, sim, ter uma boa conversa sobre o assunto, e assim estimular o senso crítico da criança em relação a um texto. Em vez de vir com moralismo, sugira novos pontos de vista. Que tal ler e conversar com a criança, fazendo perguntas como: por que será que eles se referiam com essas palavras a pessoas negras? Se fosse você, como falaria? Se ouvisse alguém falando assim com um amigo, como reagiria? E nunca deixar de valorizar toda a riqueza que as histórias de Lobato trazem a qualquer tipo de leitor”.

Para Márcia Camargos, ao contrário do que o CNE indica com esta ação, os professores não são incapazes nem despreparados para lidar com situações deste tipo. “Eles têm bom senso e critérios de julgamento para elaborar as informações, sendo que provavelmente cresceram lendo ou assistindo às aventuras do Sítio do Picapau Amarelo. Os alunos tampouco consistem em receptáculos sem autonomia nem valores. Aliás, Lobato defendia que a criança é dotada de inteligência e discernimento. Infantilizá-la, varrendo para debaixo do tapete temas polêmicos, é desprezar sua capacidade de escolha e minar o desenvolvimento do seu espírito crítico”, diz.


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