quinta-feira, 14 de junho de 2012

O circo chegou, por Danuza leão


Como é  que se vai vestida a uma Fashion Week? Eis um problema.
Toda de preto e oclão? Nem pensar. Modete? Nãão. Bolsona? Nãããão. Mas, afinal, o que é que está se usando agora? Não sei, ninguém sabe. Então, como ir vestida? De nada.
O clima no pavilhão da Bienal é bááárbaro; mulheres lindas de 1m90 de altura, 37 cm de cintura, 64 cm de quadris e 1m20 de perna. De chorar (de inveja).
De dois em dois minutos passam bandejas com guloseimas e bebidinhas (sem álcool); de três em três, alguém te convida para fazer uma maquiagem superfashion, e de repente não há mais lugar nos braços para todas aquelas pulseirinhas, que funcionam como convites para ingressar no paraíso e assistir aos desfiles.
Nem tente arranjar uma cadeira na primeira fila. Elas existem para os alguéns. No mundo da moda, é simples assim: quem não é alguém não é ninguém, e um ninguém, diga-se de saída, é capaz das maiores baixarias para ser considerado um alguém.
Cuidado, pois para ter um lugar ao sol dos holofotes, os golpes podem ser baixíssimos.
Os poucos eleitos que conseguem acesso à linha de frente entram em um universo onde tudo (de bom, é claro) pode acontecer: fotos, entrevistas para jornais, revistas e canais de televisão.
O mundo quer saber o que você pensa, o que você acha de toda e qualquer coisa: da moda, da CPI, da situação no Oriente Médio.
Entrevistados não ouvem as perguntas dos entrevistadores, que também não se importam em ouvir as respostas -e, para ser franca, nem precisa. Pra quê?
Enquanto São Paulo dá um show de mulheres bonitas e estilistas criativos, no Rio homens de terno escuro e gravata se reúnem para debater vagamente sobre o desenvolvimento sustentável. Quem diria...
Sem dúvida, a São Paulo Fashion Week é muito, muito luxuosa. Mas me pergunto: será que essa conta se paga? 

35 comentários:

  1. Olá Marise, nas minhas buscas na net por blog que apresentem bons conteúdos, esbarrei neste espaço acolhedor e informativo. Sendo assim, gostaria de convidar de forma especial, todos os Educadores que seguem e/ou visitam este blog.
    No dia 01/07/2012, foi o lançamento oficial do espaço http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/.
    Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
    Marise, conto com sua participação especial neste novo projeto! Parabéns pelos textos.
    Aceitando participar, voltarei para retribuir! Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Excelente texto de Danuza Leão!! Descreveu muito bem como a sociedade vive das aparências e como é baseada em valores superficiais!
    A propósito, este blog é muito bom e o material é realmente de qualidade!! Seria um grande prazer poder contribuir com algum material de nossa autoria. Seguem alguns links de textos:

    MAMILOS E DEMAIS POLÊMICAS DA NOSSA SOCIEDADE
    http://andremansur.com/blog/mamilos-e-demais-polemicas-da-nossa-sociedade/

    SEXO? PRA QUÊ?
    http://andremansur.com/blog/sexo-pra-que/

    IGNORÂNCIA ELEITORAL: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO.
    http://andremansur.com/blog/ignorancia-eleitoral-brasileiro-nao-quer-gastar-vela-com-mau-defunto/

    O PROBLEMA DA EDUCAÇÃOPÚBLICA: UM VERDADEIRO LABIRINTO
    http://andremansur.com/blog/o-problema-da-educacao-publica-um-verdadeiro-labirinto/

    DIA DO ESCRITOR: QUEM ESCREVE HOJE EM DIA?
    http://andremansur.com/blog/dia-do-escritor-quem-escreve-hoje-em-dia/

    Caso seja de sua preferência, envie-nos um e-mail: daysi.andremansur@gmail.com

    Abraços,
    da Redação do Blog do Dr André Mansur.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Seja sempre bem-vindo! Hoje a questão discutida é a criminalidade entre jovens e crianças.

    ANJOS NO CRIME: MALDADE OU DURA REALIDADE?
    http://andremansur.com/blog/anjos-no-crime-maldade-ou-dura-realidade/

    Abraços,
    da Redação do Blog do Dr André Mansur

    ResponderExcluir
  4. Bom Gostei desse blog!, não pelo fato de que se pode expressar livremente se você gostou ou não do assunto!,Mais porque trata de assunto do nosso dia a dia que devemos cada ver mais discutirmos!Bom, você disse tudo!, A sociedade hoje em dia vive muito de aparências, todos nos somos julgados independente das nossas atitudes serem boas ou não !

    ResponderExcluir
  5. Gostei da matéria, ela coloca o ponto de vista como o mundo age ,sem tomar se quer a noção que oque importa não e como se veste ,não é qual sapatinho usar e sim como devemos nós comporta diante de tanta coisa acontecendo na nossa sociedade,pessoas morrendo em hospitais sem atendimentos,moradores de ruas, preconceitos assim vai por diate,eles quem apenas se preucupar como se veste mas não querem enxerga a realidade do mundo de hooje,acabam falam que não tem recursos finaneiros para ajuda a pupulação que sofre calada diante de tanta injustiça.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria, ela coloca o ponto de vista como o mundo age ,sem tomar se quer a noção que oque importa não e como se veste ,não é qual sapatinho usar e sim como devemos nós comporta diante de tanta coisa acontecendo na nossa sociedade,pessoas morrendo em hospitais sem atendimentos,moradores de ruas, preconceitos assim vai por diate,eles quem apenas se preucupar como se veste mas não querem enxerga a realidade do mundo de hooje,acabam falam que não tem recursos finaneiros para ajuda a pupulação que sofre calada diante de tanta injustiça.

    ResponderExcluir
  7. Bom, você disse tudo!, A sociedade hoje em dia vive muito de aparências, todos nos somos julgados independente das nossas atitudes serem boas ou não,usar e sim como devemos nós comporta diante de tanta coisa acontecendo na nossa sociedade,pessoas morrendo em hospitais sem atendimentos,moradores de ruas, preconceitos assim vai por diante acabam falam que não tem recursos financeiros para ajuda a população que sofre calada diante de tanta injustiça.

    ResponderExcluir
  8. A matéria está muito correta, é assim como o mundo é ele age sem tomar uma noção do que vai acontecer. As coisas vão muito mal, pouca escolas, transporte público está um caus e hospitais sem medicos, tivemos que pegar médicos cubanos...

    ResponderExcluir
  9. A matéria está muito correta, é assim como o mundo é ele age sem tomar uma noção do que vai acontecer. As coisas vão muito mal, pouca escolas, transporte público está um caus e hospitais sem medicos, tivemos que pegar médicos cubanos...

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a postagem ! Foi mostrado os dois lados desse luxo todo, o lado bom e o lado ruim. O lado bom é a beleza, o quanto é bonito de se ver esse luxo e o lado ruim, diante de tanta coisa acontecendo na sociedade, tanta gente precisando de moradias, comidas, roupas... Umas com tanto e outras com pouco. Triste realidade !

    ResponderExcluir
  11. legal esta postagem mas um pouco diferente do que realmente como o mundo age pelo preceito de que a realidade se trata disso o de que as pessoas convivem com isso.....

    ResponderExcluir
  12. eu gostei dessa postagem por retratar o mundo de hoje para se ingressar entre as maiorias das pessoa precisamos esta bem vestidos e termos boas maneiras.
    um exemplo de pessoas que só aceitam a as pessoas bem vestidas e educadas: os ricos donos de empresas e etc.
    gostei muito dessa postagem!!!!!

    ResponderExcluir
  13. gostei muito essa postagem, pois fala que hoje em dia as pessoas so ligam para aparencia, nao ligam para o carater, nem si ela e uma pessoa boa, infelismente isso acontece no noasso contidiano, goste muito do blog!!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito desta postagem. fala sobre tudo que hoje em dia as pessoas só ligam para a aparência, esquecem que as pessoas tem um lado bom, e só ligam para a parecia e para a riqueza. bom gostei muito,,

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante! Mostrou bem a realidade... Hoje em dia,a sociedade se importa muito com aparências.Somos julgados pelo o que temos,e,não por aquilo que realmente somos.Há muita desigualdade.Uns tem muito,outros tem tão pouco.Devemos parar pra refletir e cada vez mais,discutirmos sobre esse assunto!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, pois a população so pensa com a aparência física, as pessoas julgam o livro pela capa. O povo tem q refletir muito isso.

    ResponderExcluir
  17. texto muito importante ainda mas pra nos adolescentes que estamos iniciando a vida agora começando a criar caráter ter um texto assim que dês do inicio da nossa vida aprendemos que a aparência impor muito, só que na realidade não e bem assim que era pra funcionar não..

    ResponderExcluir
  18. gostei muito pois mostrou bem a nossa realidade.
    A sociedade hoje em dia vive muito de aparências, todos nos somos julgados independente das nossas atitudes serem boas ou não !

    ResponderExcluir
  19. A postagem por retratar o mundo de hoje para se ingressar entre as maiorias das pessoa precisamos esta bem vestidos e termos boas maneiras.
    um exemplo de pessoas que só aceitam a as pessoas bem vestidas e educadas: os ricos donos de empresas O mundo quer saber o que você pensa, o que você acha de toda e qualquer coisa: da moda, da CPI, da situação no Oriente Médio.

    ResponderExcluir
  20. hoje em dia tudo e moda, não importa se e rico ou pobre o pessoal quer andar bem arrumado, com roupas caras, pessoas querem aparecerem mais que as outras pessoas, e tudo isso se resume na moda.

    ResponderExcluir
  21. Ótima sua matéria de como você expõe o mundo em que vivemos hoje que as pessoas só pensam nelas mesmo e para satisfazer suas vontades e desejos são capazes de tudo. Claro que não são todas as pessoas, mas a maioria corre atrás de coisas tão superficial que não traz a verdadeira alegria.
    Acabam se esquecendo dos valores da vida.

    ResponderExcluir
  22. Hoje em dia ninguém mais liga para o interior das pessoas, o que importa é a aparência. Até quando iremos julgar alguém pelo que ela veste, pelo que ela é, pelo o que ela tem? Está na hora de mudar!

    ResponderExcluir
  23. Coisas superfluas agora são tidas como essencial, isso esta totalmente fora do normal. Crianças perdem a infância por causa desses novos padrões de vida, eu, particulamente, não sigo aciduamente a moda, para falar a verdade, eu não me importo com "MODINHA"!

    ResponderExcluir
  24. Descreveu muito bem como a sociedade vive das aparências e como é baseada em valores superficiais..por que hoje em dia tudo e moda, não importa se e rico ou pobre o pessoal quer andar bem arrumado, com roupas caras, pessoas querem aparecerem mais que as outras pessoas, e tudo isso se resume na moda.

    ResponderExcluir
  25. Descreveu muito bem como a sociedade vive das aparências e como é baseada em valores superficiais.. hoje em dia tudo e moda, não importa se e rico ou pobre o pessoal quer andar bem arrumado, com roupas caras, pessoas querem aparecerem mais que as outras pessoas, e tudo isso se resume na moda.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse texto, fala de uma coisa que está presente em nosso cotidiano, hoje as pessoas estão preocupadas com a moda, mostra muito a nossa realidade,hoje as pessoas estão sendo julgadas pelo seu estilo,não pelas pessoas que realmente são.

    ResponderExcluir
  27. Essa post fala sobre São Paulo Fashion Week que a muitas pessoas naquele desfile mas que pagão fortunas para esta La em quando uma pessoa de classe baixa que entra naquele desfile outro de classe alta não vão La só para reunir para decidir de forma vagamente o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  28. Esse post fala sobre a vida de alguém da alta classe social que vai em vários eventos como este e que mesmo assim não é alguém, e que para ser alguém faz de tudo quanto é baixaria para estar no meio dos alguém, pois se você não for alguém você é ninguém.

    ResponderExcluir
  29. Mostrou muito bem a nossa realidade. Pois hoje as pessoas estão preocupadas com a moda,não importa se é rico ou pobre o que estão preocupados é com a moda. Estão julgados também pelo seu estilo e não pelas pessoas que realmente são.

    ResponderExcluir
  30. Mostrou muito bem a nossa sociedade. Hoje ninguém ta nem ai se é pobre ou rico, querem saber é da moda. Estão sendo julgadas também por seu estilo.

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a postagem ! Foi mostrado os dois lados desse luxo todo, o lado bom e o lado ruim. O lado bom é a beleza, o quanto é bonito de se ver esse luxo e o lado ruim, diante de tanta coisa acontecendo na sociedade, tanta gente precisando de moradias, comidas, roupas... Umas com tanto e outras com pouco. Triste realidade !

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante sua matéria! Nela relatou a verdade sobre a moda nos dias de hoje. A moda se resume apenas em aparecias, se não estivermos usando o que esta na moda, somos “humilhados” pela mídia, é um fato que eu não concordo, pois cada um tem o seu estilo de ser e viver, não precisamos seguir o que eles vestem para sermos alguém, basta ser você mesmo.

    ResponderExcluir
  33. O texto e muito interessante pois as pessoas tem vez que se acham no direito de humilhar o outro só porque ele n tem uma roupa na moda e isso e erado pois o mundo n e só aparência de ser bonito é mais importante ter respeito para com o próximo.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom o texto! Mostra que a sociedade hoje em dia pensa muito em coisas ‘’fúteis’’. As pessoas vivem muito de aparências, temos que ver o interior de cada um, não podemos ficar sempre jugando as pessoas pelo o que ela tem e pelo que veste.

    ResponderExcluir
  35. O padrão imposto pelo sociedade hoje em dia, é totalmente diferente da maioria das pessoas, a mídia quer que todos e todas sejam esbeltos, com roupas de marca, querem que todos compre os aparelhos de última geração, mas sabemos que isso é pura propaganda, e que não nos devemos enganar por isso! Cada um tem sua beleza, de uma forma ou de outra, não nascemos para sermos iguais.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin