segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Nova geração, nova cultura


No livro Growing up Digital, Don Tapscott caracteriza a cultura da geração Net segundo dez pontos-chave:

1- Forte sentimento de independência e autonomia, que resulta do papel activo que os seus membros desempenham enquanto investigadores de informação e não meros receptores passivos.

2- Maior abertura emocional e intelectual. A geração Net mostra os seus trabalhos a uma ampla audiência, e dada a natureza do meio onde estão expostos, o seu trabalho, a sua vida e as suas 'vidas on-line' estão abertas à critica. Na internet a expressão pessoal é uma prioridade.

3- Um cultura de proximidade. A Net encoraja a passar-se de uma orientação local ou nacional, para global. Contudo, os membros desta geração não excluem as comunidades físicas.

4- Para esta geração, o acesso à informação e a expressão de opinião são direitos fundamentais. A geração Net insiste na tolerância pela diversidade, o que beneficia a sua afirmação individual.

5- Inovação. Os membros desta geração estão constantemente à procura de formas para fazer melhorar e aperfeiçoar as coisas, ultrapassando por vezes o vanguardismo de alguns produtores de software.

6- Afirmação da maturidade. A geração Net quer ser reconhecida como mais madura. O uso dos media digitais permite a esta geração falar para os adultos de igual para igual. "Quando estou a utilizar o computador, ninguém sabe se sou ou não adulta. A partir da primeira impressão, já posso dizer-lhes que tenho 14 anos. Assim sou muito mais respeitada", afirma Eric Mandela, uma das adolescentes consultada por Tapscott.

7- Espírito de investigação. A cultura da geração Net caracteriza-se por um forte espírito de curiosidade, de investigação e de poder para alterar as coisas. Para eles, não é suficiente ser capaz de utilizar os links, eles querem ser capazes de os criar.

8- Imediatismo. A interactividade e a rapidez da Net alterou o processo de comunicação, o mundo da geração Net é um mundo em tempo real.

9- Uma extrema sensibilidade, sobretudo às estratégias empresariais. "A promoção exagerada é pura e simplesmente odiada. O envio de mensagens não solicitadas é particularmente odiado. Qualquer tentativa de vender coisas no meio dos grupos de discussão é cortada pela raiz. Eles só darão atenção ao que se quiser fazer passar se isso lhes der algum valor acrescentado", afirma Howard Rheingold, Howard Rheingold, autor que desenvolveu o conceito de 'comunidade virtual'.

10- Autenticação leva à confiança. Por causa do anonimato, acessibilidade, diversidade dos conteúdos disponíveis na Internet, as crianças devem continuamente questionar e autenticar aquilo que ouvem e que vêem.

Links: Sites para crianças

Fonte: Li no Blog da Paula - Aprender sem Escola
Veja a imagem em: cibermultimedia.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Marise, não há análise negativa? (rs*) Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Marise,
    o texto é bem verdadeiro porém devemos analisar as partes negativas tb como comentou a Luma...A independência criada pelas diversidade dos conteúdos disponíveis na Internet ajudam sim, porém, alguns aspectos negativos devem ser analisados tambem, que aliás, são muitos né?
    Bjs querida e linda semana pra você
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Marise,

    Seus textos tem tudo a ver com a Blogagem Coletiva que estou promovendo.
    Educação Financeira Infantil - http://migre.me/ayGk
    que tal dar sua contribuição?
    Seria maravilhoso!
    Fico no aguardo torcendo os dedos para você aceitar.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas suas palavras.
    Foi muito simpática.

    AL

    ResponderExcluir
  5. Olá Cybele,

    Agradeço o convite, gostaria muito de ter participado da Blogagem Coletiva, mas tive vários problemas pessoais.
    E hoje fui acessar o link, infelizmente o prazo para inscrição era até o dia 3 de novembro.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  6. Luz de Luma,

    Há o lado negativo.
    Assim como existem bem e o mal.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  7. Márcia,

    Concordo com você e a Luna, que é necessário analisar as partes negativas, assim como as positivas, tudo tem o seu lado bom e mau. Portanto, é necessário chegarmos a um equilibrio.
    Bom fim de semana.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  8. Arséne,

    Agradeço as palavras e a visita.
    Bom final de semana.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin